Vou contar um causo VERÍDICO pra vocês. Quem trabalha na área de tecnologia atendendo a essa espécie de hominídeo sub-desenvolvido vai adorar!

Sentado à sua baia, jogando meteorus e no msn falando bobagens estava o consultor. De repente, um plim no seu monitor o tira da rotina. É um chamado (ou ticket, ou SOS…). O usuário diz que um relatório não está funcionando. O consultor então liga para o usuário para entender qual é o problema.

Nota: usuário não sabem NUNCA informar o que está errado. Pra eles, simplesmente ESTÁ ERRADO e eles NUNCA conseguem dizer o que está errado.

Consultor: “Sra. Fulana, aqui é o Sr. MacGyver. Recebi o seu chamado e queria saber qual é o problema.”

Usuária: “Ah, sim. Olha o relatório está com erro.”

Consultor: “Ok. Mas qual o erro?”

Usuária: “Não aparece nada!”

Consultor (já puto da vida perdendo 20 roids no meteorus): “Ok. Me diga passo a passo como a Sra. está fazendo e eu vou tentar reproduzir o erro.”

Usuária: “Só um minuto.” (termina de ver as 10 apresentações de powerpoints com cachorrinhos lindos e frases de efeito com animações onde cada letra demora 2 segundos pra aparecer, dando piruetas, duplos twits carpados e uma tremidinha no final)

Usuária: “Ok. Vamos lá. Eu entro na transação ZRESULTVENDAS_MENSAL_AREA5_VERSAO9, coloco o código do material que quero consultar, marco as colunas que quero que apareça e executo. Olha (realmente acreditando que ele vai olhar pelo telefone), não apareceu nada.”

Consultor: (faz exatamente a mesma coisa e aparece o resultado) “Ué, Sra. Fulana… Aqui apareceu.”

Usuária: “Será que o problema é com o meu computador?”

Consultor: “Creio que não…”

…mais de 300 tentativas, consultas, depurações depois…

Consultor: “Bom, Sra. Fulana, vou até à sua mesa para tentar visualizar melhor o problema.”

O Sr. MacGyver deixa o porão, onde fica a área de sistemas, e se dirige até o local de trabalho da Sra. Fulana, onde o café é espresso (e não de máquina) e a água é mineral (e não de bebedouro com gosto de ferrugem).

Consultor: “Sra. Fulana, me mostre como a senhora executa o relatório, por favor.”

Usuária: “Tá bom. Olha… coloquei o material (e coloca o material no campo apropriado)… vou marcar as colunas que quero ‘valor, peso, descrição…’ (e ela, simplesmente MARCA O NOME DAS COLUNAS À CANETA NUM BLOCO DE ANOTAÇÕES)… agora vou executar… olha aí… não aparece nada!”

Detalhe: Esse bloco de anotações estava com 4 páginas INTEIRAS de campos marcados… resultado dos testes e investigações feitos por telefone…

JURO!!! ISSO É VERDADE!!!